A necessidade do ensino de ciêncais
Este texto trata da importância de se ter um bom desenvolvimento da disciplina de Ciências na sala de aula hoje em dia, já que o mundo está em constantes mudanças e transformações científicas e tecnológicas. Discute também o processo de construção do conhecimento intelectual que é resultado da interação entre o aluno e o objeto de estudo, mediada pelo professor num contexto social e histórico. Assim, como toda e qualquer área do conhecimento, a disciplina de Ciências tem bem delimitado o seu objeto de estudo: os fenômenos da vida em todas as suas formas e relações com o ambiente.
Palavras-Chave: Ciências. Tecnologia. Currículo de Ciências.
Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelo acúmulo de informações e pelos avanços tecnológicos. Cabe à escola a tarefa específica da formação científica, ética e cultural do aluno, constituindo-se o professor em principal gestor do processo educativo. Uma das principais finalidades da escola é garantir ao aluno o acesso à informação, à linguagem e às ferramentas tecnológicas para sua participação no exercício ativo da cidadania. Porém, ciência e tecnologia de nada servirão se a ética e a formação de valores forem deixadas a um segundo plano, pois são elas que determinam, em última instância, o uso correto, ou não, das decisões científicas, políticas, culturais e tecnológicas, sob pena de o conhecimento acabar por destruir a vida e a natureza.
O processo de construção do conhecimento intelectual é resultado da interação entre o aluno e o objeto de estudo, mediada pelo professor num contexto social e histórico. É real tudo aquilo que possa despertar a curiosidade e ser estudado pelo ser humano, incluindo-se a si mesmo, as suas atividades, as emoções e o próprio pensamento. Assim, como toda e qualquer área do conhecimento, a disciplina de Ciências tem bem delimitado o seu objeto de estudo: os fenômenos da vida em todas as suas formas e relações com o ambiente.
A necessidade do