Planejamento
2.1 Organizações Segundo CHIAVENATO, (2003) as organizações são vistas como agrupamentos humanos construídos na intenção de atingir fins específicos.
As organizações são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos ou propósitos.
(CHIAVENATO, 2003, p. 291) As organizações estabelecem relações com o ambiente, onde influencia e é influenciada pelo mesmo, e, para ser legítima necessita da aceitação do ambiente externo, por se tratar de um sistema aberto. De acordo com CHIAVENATO (CHIAVENATO, 1994, p. 22) as características estruturais das empresas dependem das características do ambiente que as circundam. Segundo Maximiano ( 2004 ) o resultado do processo de organização é uma estrutura organizacional. A escolha da estrutura organizacional é uma das principais decisões da administração das organizações.
2.2 Estrutura Organizacional De acordo com Oliveira (Oliveira, 2007, p. 3), a estrutura organizacional procura demonstrar a disposição de departamentos, cargos e pessoas dentro de uma empresa e as relações existentes entre eles. Ainda, segundo Oliveira (Oliveira, 2007, p. 4) a estrutura organizacional propicia que as organizações mantenham-se no tempo e alcance seus objetivos ou funções, e que para definirmos uma estrutura organizacional são necessários dois elementos, diferenciação e integração. A diferenciação seria a divisão do trabalho, que é a especialização dos indivíduos nas funções que exercem dentro da organização. De acordo com Paul R. Lawrence e Jay W. Lorsuh Lapud (Oliveira, 2007, p. 06) a diferenciação é ocasionada internamente à organização em fatores externos a ela, quanto mais diferenciado o ambiente em que a empresa atua, mais diferenciadamente ela se estrutura. Segundo Oliveira, (2007) a divisão do trabalho ou diferenciação apresenta vantagens, na medida em que regula interesses individuais e os subordina aos interesses coletivos, o que leva a