A necessidade da arte
IHAC - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
HACA48 - Arte e Estética
Professor: Fábio Fernandes
A NECESSIDADE DA ARTE
Ernst Fischer
A arte é o meio indispensável para a união do indivíduo com o todo e este indivíduo procura a arte pela necessidade de preencher sua vida com algo que lhe falta, á busca de um mundo que tenha sentido.
A idéia de que o homem é filho de Deus dá ao homem uma dimensão que ele não queria se ele não tivesse inventado Deus [...] e a arte também, dá ao homem uma dimensão [...] a arte sempre foi instrumento, meio de fantasia de você expressar desejos, aspirações, imaginar, co-criar mundos imaginários, sempre foi isso!
(Ferreira Gullar)
Ele procura sua totalidade, sua satisfação plena, não só fugindo da realidade em que vive através da descontração, distração e entretenimento mas também aspirando um mundo mais compreensível e justo.
A arte existe desde que a humanidade existe e pode-se dizer que há uma negociação constante entre ela e a vida.
O artista também faz parte destes indivíduos que procuram sua plenitude. Ele também vive com suas angústias, inquietações e incertezas porém, transforma tudo isto, através de um processo altamente consciente e racional em arte. Ela surge como uma realidade dominada e nunca como um estado de embriagante inspiração.
Para ser artista é necessário colher, controlar e transformar a experiência em memória, a memória em expressão, a matéria em forma.
Ferreira Gullar diz que a tela é um pedaço de pano com a tinta que é coisa material e o que faz aquilo virar outra coisa é a paixão do homem, é o que ele entrega e que transforma aquilo.
Com o advento do capitalismo e a separação dos indivíduos por classes foi necessário criar uma arte que fizesse com que o povo refletisse mas, ao mesmo tempo, esta arte não podia perder sua magia.
A função da arte não está apenas no fato de levar o homem a conhecer e mudar o mundo, mas também por seu