Determinação de turbidez em água
MARTINS, Romulo Víctor Lima1
Universidade Federal de Sergipe
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Disciplina: Química Industrial Inorgânica
Professor: Edilson de Jesus
Resumo: A água para o uso humano deve atender ao rigoroso critério de qualidade, de modo a não causar prejuízos à saúde de seus consumidores. Uma água própria para este fim é chamada de água potável e as características a que a mesma deve atender são chamados de Padrões de Potabilidade. O objetivo deste trabalho é analisar, no ponto de vista estatístico, o índice de Turbidez da água, desde a sua captação até chegar a distribuição na Universidade Federal de Sergipe.
1. INTRODUÇÃO
A água para o uso humano deve atender ao rigoroso critério de qualidade, de modo a não causar prejuízos à saúde de seus consumidores. Uma água própria para este fim é chamada de água potável e as características a que a mesma deve atender são chamados de Padrões de Potabilidade [1]. Além dos padrões de potabilidade, devemos considerar o critério de qualidade dos mananciais de água destinada ao abastecimento humano. Está é a chamada Água Potabilizável, ou seja, o que pode se tornar potável, após tratamento convencional. Devem ser estabelecidos limites de impurezas para a água potabilizável, de modo que técnicas convencionais de tratamento possam minimizá-las, tornando-a potável.
No Brasil, os padrões de potabilidade foram definidos pelo Ministério da Saúde, através de portaria nº 518 de 25 de março de 2004. Esta portaria estabeleceu os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A finalidade do tratamento é de melhorar a qualidade da água de abastecimento, irrigação, e/ou para fins industriais, proporcionando economia, segurança, higiene, melhor qualidade dos produtos industriais e agrícolas. Uma das propriedades da água que precisa ser