A MÍDIA E O PRECONCEITO RACIAL
Resumo:
No texto abordo várias formas de racismo e pensamentos ligados ao mesmo; Como sabemos, o movimento negro tem grande força, atingindo níveis espetaculares ultimamente, tanto em popularidade quanto em aceitação da legitimidade de sua causa. As organizações que representam essa ideologia inclusive já entraram com ações contra a emissora Globo, por causa da grande apelação ao colocar pessoas negras em situações inferiores em suas novelas e demais programas de entretenimento. É bem comum vermos o negro sem família e marginalizado, representado como criança de rua ou sem teto, como o bandido que assalta e nunca como o assaltado, e é a partir disso que iremos discutir como a mídia influência no cotidiano das pessoas.
Palavras chave: Mídia, Preconceito, Racismo.
Justificativa:
Emissoras como a acima citada, influenciam o preconceito e a discriminação, mudando e criando novos conceitos e pré-conceitos. Outro ponto importante a ser levantado, é o fato de que essas ações discriminatórias levam as pessoas negras a pensamentos negativos sobre si próprios, como o fato das mulheres afro descendentes não aceitarem seu cabelo, pois sofrem grande influência ao perceberem que na televisão grande parte das apresentadoras e atrizes possui o cabelo liso e loiro.
A tv possui um narcisismo absoluto e cruel ao colocar um padrão universal sobre como devemos ser, brancos, negros, gordos ou magros. É tudo parte da mesma prepotência de quem só reafirma sua autoestima ao ver pessoas com grande semelhança a sua própria imagem, sendo que estas somam a minoria da população.
Ao levantar a questão das cotas em diversas instituições, percebe-se que estas são governadas pela elite branca, que pouco interesse tem em mudanças, o que acaba monetizando as decisões sobre esse assunto.
Não que as cotas não tenham um fundo interessante, mas ao ligarmos a tv só vemos negros bandidos e etc, e a mídia dizendo que as cotas em si já são discriminatórias, o