Brasileiro
Michael jhonattan Barboza
Racismo, indenidade e a influência da mídia no Brasil.
Resumo
Aborda o racismo no Brasil como uma instituição, mascarado por uma falsa ideia de democracia racial na miscigenação. Levanta o desenvolvimento desta visão de democracia racial, sob uma abordagem histórica e política discute a concepção política de raça, indenidade e etnia no Brasil, usando como objeto de estudo reportagens que Escancaram o racismo presente na sociedade através da mídia enquanto instituição social.
Palavras - chaves: Racismo; Identidade; Raça; Negro; Mídia.
Introdução
O racismo no Brasil é uma instituição. Apresenta-se nas atitudes, no linguajar, nos gestos, nas políticas, na religião e no modo de pensar do Brasil. A tentativa de omitir o racismo, baseando no argumento de quem somos um povo miscigenado e, portanto, vivemos em uma democracia racial, é mais uma forma de racismo que pretende excluir a diferença racial, excluindo o negro enquanto etnia.nesse sentido,a formação da identidade do afrodescendente e sua cultura sofre abusos da mídia e das instituição brasileiros.o movimento negro, enquanto militâncias política vem lutando e ganhando formas neste processo,buscando,através de ações afirmativas , a democracia racial.
Este trabalho tem como principal objetivo, discutir questões sobre o racismo à brasileiro,utilizando reportagens como objetos de estudo,analisando como os temas raça ,racismo,cultura afro-brasileiro ,identidade negra e etnia têm sido abordados pela sociedade e pela mídia como embasamento teórico, utilizou-se estudos de autores como ,Dalmir Francisco ,Muniz Sofré,Michael Banton,Oliveira Viana e Gilberto Freyre
Preconceito é uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
O preconceito