a mulher
Parte superior do formulário
Psicoacústica é o estudo da resposta física, psicológica e psicopatológica a um estímulo áudio, onde o cérebro analisa as diferentes qualidades do som ( intensidade, altura e timbre ) e as transforma numa mensagem com reações físico- mentais e físico - corporais.
A Psicoacústica é um ramo da psicofísica ( campo científico que analisa a relação entre os estímulos físicos do ambiente e os sentimentos ou os efeitos que produzem na pessoa, numa relação entre o objetivo e o subjetivo) .
As suas aplicações são utilizadas em diversas áreas , tais como: Acústica Musical , Acústica para a Arquitectura , Acústica Ambiental , Música, Musicoterapia , Electro Acústica , Medicina, etc ..
Quando ouvimos um som , percebemos sensações diferentes , tais como:
- sensações que nos permitem diferenciar os sons graves e agudos; estes sons são ouvidos numa faixa específica de frequências entre 20 ciclos por segundo até 20.000 ciclos por segundo ( faixa audível ) , criando uma sensibilidade a determinadas frequências .
- sensações de magnitude relacionadas com a força , o volume ou a intensidade sonora, onde o nosso ouvido pode diferenciar entre o nível de volume de som forte ou fraco; o nível do volume depende não só da pressão do som , mas também da frequência.
- sensações onde podemos distinguir sons de várias fontes sonoras que tenham a mesma frequência ou intensidade .
O sistema auditivo executa várias tarefas para entender a mensagem dada pelo emissor, desde a forma de como orientar os estímulos acústicos, converter em sinais elétricos as mudanças de pressão para processar estímulos sonoros identificadores das qualidades da fonte sonora .
A Psicoacústica também estuda a sinestesia já que o ouvido cria experiências multimodais misturando impressões de diferentes sentidos, desde ouvir cores a ver sons, criando efeitos psicológicos ou provocando reacções corporais : "Quando um som