Mulheres
Centro de Educação a Distância
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DIAGNÓSTICO SOCIAL
Rosa Lina de Souza nascimento RA 186032
Samara Kelly Saraiva de Almeida RA 178493
Solange de Almeida Moraes RA 184419
TUCURUÍ-PA/2011
APRESENTAÇÃO
A violência contra a mulher é um obstáculo ao desenvolvimento, à paz e aos ideais de igualdade entre os seres humanos, é uma violação aos direitos humanos e que esta violência se baseia, principalmente, no fato da pessoa agredida pertencer ao sexo feminino.
Esta violência ocorre tanto na rua como em casa. Mas, ao contrário dos homens, as mulheres e as crianças são as principais vítimas da violência sofrida no espaço doméstico, praticada, sobretudo, por maridos, companheiros, pais e padrastos.
Entende-se que a violência contra a mulher inclui violência física, sexual e psicológica, que tenha ocorrido dentro da família ou unidade doméstica ou em qualquer outra relação interpessoal, em que o agressor conviva ou haja convivido no mesmo domicílio que a mulher e que compreende, entre outros, estupro, violação, maus-tratos e abuso sexual, que tenha ocorrido na comunidade e seja perpetrada por qualquer pessoa e que compreende: violação, abuso sexual, tortura, maus-tratos de pessoas,tráfico de mulheres, prostituição forçada, seqüestro e assédio sexual no lugar de trabalho, bem como em instituições educacionais, estabelecimentos de saúde ou qualquer outro lugar, e que seja perpetrada ou tolerada pelo Estado ou seus agentes, onde quer que ocorra.
Embora, no Brasil, a violência seja um fenômeno reconhecidamente presente na vida de milhões de mulheres, não existem estatísticas sistemáticas e oficiais que apontem para a magnitude deste fenômeno, com exceção de alguns poucos estudos realizados por organizações não governamentais na área de violência doméstica. A Fundação Perseu Abramo, numa pesquisa realizada em 2001,