mulher
"A origem", de Jean Auguste Dominique Ingres
Uma mulher (do latim muliere1 ) é um ser humano adulto do sexo feminino. Na infância, normalmente é denominada em português como "menina" e, na adolescência, como "moça"ou "rapariga". O termo "mulher" é usado para indicar tanto distinções sexuais biológicas quanto distinções nos papéis sócio-culturais.
Índice
1 Passagens
2 Símbolo
3 Idade e terminologia
4 Biologia e gênero
4.1 Saúde
5 Visão bíblica
5.1 Eva
5.2 O papel da mulher na Bíblia
6 Ver também
7 Referências
8 Bibliografia
Passagens
As passagens da infância para a adolescência e da adolescência para a idade adulta são feitas pela sociedade baseada em critérios tanto biológicos quanto sócio-culturais e, desta forma, pode variar grandemente entre diferentes culturas. Mas, do ponto de vista biológico, a passagem para a adolescência é marcada pela menarca, ou seja, pelo início da menstruação.
Símbolo
Símbolo do sexo feminino
Ver artigo principal: Mulher na história
O símbolo de Vénus, também referido para o gênero feminino, remete à deusa Vénus, deusa do amor e da beleza na mitologia romana, equivalente à Afrodite na mitologia grega. É uma representação simbólica do espelho na mão da deusa Vénus ou um símbolo abstrato para esta deusa: um círculo com uma pequena cruz equilateral embaixo (Unicode: ♀). O símbolo de Vénus também representa a feminilidade e na antiga alquimia representava o Cobre. Os alquimistas compunham o símbolo com um círculo, representativo do espírito sobre uma cruz equilateral, que representa a matéria.
Idade e terminologia
"Jovem mulher com flores corda-de-viola no cabelo", de Jules Joseph Lefebvre
Uma criança do sexo feminino se torna mulher após a fase da infância, mudança geralmente marcada biologicamente pela ocorrência da menarca. Muitas culturas apresentam ritos de passagem para simbolizar a chegada da maturidade, como a confirmação em algumas ramificações do cristianismo, o B'nai Mitzvá no judaísmo