A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE DIMINUIÇÃO DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL NAS EMPRESAS DE FAST-FOOD
ESCOLA DE NEGÓCIOS - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE DIMINUIÇÃO DA ROTATIVIDADE DE
PESSOAL NAS EMPRESAS DE FAST-FOOD
AUTORES: FABIANA SOUZA
FÁBIO SILVA
ORIENTADOR: JOÃO ALBERTO SILVEIRA BARONE
RESUMO
A elaboração deste artigo tem o objetivo de apresentar uma estratégia para a redução da rotatividade de pessoal nas empresas de fast-food através da motivação dos colaboradores que nelas trabalham. A metodologia utilizada pelos autores deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, baseada em obras de diferentes autores, e também a observação participante.
Serão apresentadas as vantagens que a redução da rotatividade de pessoal proporciona às empresas de fast-food e o quão é importante o tema motivação no trabalho, pelo fato das pessoas serem o patrimônio mais importante das organizações, pois são elas que, literalmente, fazem as empresas funcionarem. No entanto, a motivação dos colaboradores das empresas de fast-food pode ser obtida através de incentivos oferecidos pelos gestores dessas empresas.
Sendo assim, serão apresentados os tipos de recompensas que os gestores podem oferecer para que os colaboradores sintam-se motivados, diminuindo assim os índices de rotatividade nas empresas de fast-food.
PALAVRAS-CHAVE: Empresas de Fast-Food, Rotatividade e Motivação
1
INTRODUÇÃO
As empresas de fast-food, termo em inglês que significa comida rápida, podem ser definidas como empresas que comercializam refeições que são preparadas e servidas em um pequeno intervalo de tempo. Alguns exemplos de comidas de fast-food são: sanduíches, pizzas e pastéis entre outros e, geralmente, podem vir com acompanhamentos como batata frita, refrigerante e sobremesa.
Os brasileiros estão cada vez mais adeptos da alimentação em fast-food, principalmente devido à correria do dia a dia, pelo fato de serem alimentos práticos e rápidos.
A história do fast-food no Brasil tem início no começo da década