Arquitetura e Moda
High Tech x Sustentável
A Moda e a Arquitetura
Camila Teixeira
Sayuri Suguino
Design de Moda 3º sem
Introdução
Este trabalho foi feito com o intuito de relacionar a moda e a arquitetura, trazendo obras e projetos que exemplificassem tal relação.
Foram pesquisados também, diversos estilistas que atuam de forma contrastante, sendo uma parcela sustentável e a outra high-tech (futurista).
Moda e Arquitetura: Paralelo entre dois mundos
Pode se dizer que a função da moda e da arquitetura no mundo do design é similar: expressar o íntimo e os anseios de uma determinada época.
Yopanan Rebello discute em seu texto para "revista AU" (Arquitetura e Urbanismo) que: “A roupa pode ser vista, em primeira instância, como o abrigo imediato, mais próximo da pele humana do que qualquer outro elemento que a arquitetura possa conceber. Uma espécie de arquitetura primeira, abrigo que se descola da pele do homem e se projeta ampliando sua ocupação". Então pode se entender que há realmente essa ligação, desde o principio das duas terem o objetivo de acolher e abrigar até como forma de se expressar.
Essa ligação pode ser claramente percebida no começo do século XX, com os movimentos Art Nouveau e Art Déco que abrangeram tanto a moda quanto a arquitetura. O primeiro com as formas orgânicas e curvilíneas e o segundo mais geométrico.
Até no processo de criação, há afinidades: assim como em projetos de arquitetura, as estruturas das peças de roupa são calculadas e passam por um trabalho de construção diante a um específico material que deve resultar em um desenho satisfatório e plausível.
Frente a esse pensamento que traz essa igualdade entre as duas vertentes, foram pesquisados alguns trabalhos de moda que foram baseados e inspirados em projetos arquitetônicos.
Projetos
As formas assimétricas das linhas metálicas de Frank Ghery tem ligação direta com