A Moreninha (caracteristicas romanticas)
A caracterização física da personagem é significativa para a criação de um mito romântico genuinamente brasileiro: Carolina é muito jovem e “moreninha”, tom leve e não profundo e sedutor, como outras heroínas românticas(lastros poéticos do Indianismo). É também travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos.
A casa na ilha revela o olhar do escritor romântico que busca na natureza brasileira, em suas cores e riquezas, o material poético capaz de legitimar, ainda que de forma idealizada, nossa identidade cultural.
A obra segue a estrutura típica de romance romântico onde o herói supera todos os problemas para conseguir concretizar seu grande amor.Também agregado varias outras características da escola.
São elas:
A Idealização da mulher, elas são tipicamente românticas, elas são a fonte de inspiração, belas, jovens...
“- Então suas primas são gentis?... perguntou Leopoldo a Filipe.
- A mais velha, respondeu este, tem dezessete anos, chama – se Joana, tem cabelos negros, belos olhos da mesma cor, e é pálida”
O Antagonista: o vilão, em alguns momentos é o pai de Augusto.
“Chegou o sábado. O nosso Augusto, depois de muitos rodeios e cerimônias, pediu finalmente licença para ir passar o dia de domingo na ilha de... e obteve em resposta um não redondo; jurou que tinha dado sua palavra de honra de lá se achar nesse dia e o pai, para que o filho não cumprisse a palavra, nem faltasse à honra, julgou muito conveniente trancá-lo no seu quarto”
Amor idealizado, Platônico:
“A menina, com efeito, entregou o breve ao estudante, que começou a descosê-lo precipitadamente.
Aquela relíquia, que se dizia milagrosa, era sua última esperança; e, semelhante ao náufrago que no derradeiro extremo se agarra à mais leve tábua, ele se abraçava com ela. Só