A moeda no mercado internacional
Rodolfo Santos (rodolfopolicetime@hotmail.com)
Kayene Sampaio (kayene11@hotmail.com)
Priscila Barbosa (priscila.barbos@hotmail.com)
Introdução ao Comércio Exterior – Luiz Alberto
Introdução
Como vimos, as taxas de câmbio são determinadas no mercado e representam o preço da moeda de um país em termos da moeda de outro país, em determinado momento. Como explica Krugman, economista norte-americano, as taxas de câmbio têm um papel nas decisões de gastos porque elas nos possibilitam traduzir os preços dos diferentes países em termos comparáveis. (ROBERTO CAPARROZ, 2012, COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS)
O mercado de câmbio revela a expectativa dos seus atores, que podem assumir posições compradas, quando acreditam que a cotação de determina moeda vai subir, ou posições vendidas, decorrentes da aposta na redução dos valores de cotação. Não se deve esquecer a intensa participação dos bancos centrais dos países na tentativa de regular as taxas de câmbio, inclusive com a possibilidade de intervenção direta por meio do chamado controle cambial. (ROBERTO CAPARROZ, 2012, COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS) As cotações das taxas de câmbio representam o valor de uma moeda em relação à outra, em determinado momento. As cotações no Brasil são divulgadas pelo Banco Central e tomam como referência o preço de uma unidade da moeda estrangeira em relação à moeda nacional. A moeda pode assumir três funções: moeda com meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. (ROBERTO CAPARROZ, 2012, COMÉRCIO INTERNACIONAL ESQUEMATIZADO; SITE DE PESQUISA DE COTAÇÕES E CRISES FINANCEIRAS)
Um dos problemas que pode ser abordado neste trabalho é a crise financeira e a cotação do dólar. O problema começa com a identidade do povo americano. Isso porque lá é o país do consumo, o que faz com que a população em geral consuma de