A modernizacao da imprensa
-Os jornalistas a partir de 1964, tiveram de trabalhar sob um regime militar autoritário que reprimia as atividades politicas e impedia a manifestação de ideias contrarias ao governo e censurava os meios de comunicação.
-Até os anos 50, eram apenas o radio e a imprensa escrita que detinham o monopólio da informação. A televisão apenas engatinhava e a primeira televisão da America Latina foi a TV TUPI de Assis Chateaubriand, inaugurada em setembro de 1950.
- O primeiro jornal noticioso radiofônico foi o Reporter Esso, que so estreou na televiao em 1953. Já os jornais de grande circulação eram apenas concentrados em RJ e SP.
- A imprensa antes dos anos 50, dependiam de favores do Estado, dos pequenos anúncios populares, os classificados, e da publicidades das lojas comerciais. Foi a partir do governo de Vargas e de JK, com o processo de industrialização do país que se tornou mais visível o processo de mudança desse aspecto.
- Os primeiros jornais foram os : A ultima hora, criado em 1951 com financiamento do governo. O Diario Carioca, o jornal mais antigo do Brasil, que fundou o LEAD e o Jornal do Brasil que durante muitos anos foi tido como um “boletim de anúncios”.
- O jornalismo brasileiro seguia um padrão francês, e agora mudou para o modelo norte-americano. Um jornalismo que privilegia a informação e a noticia, e que separa o comentário pessoal da transmissão objetiva e impessoal da informação. Mas esse seria um processo lento e gradativo.
- A maioria dos proprietários de jornal encampava as ideias do liberalismo econômico e se identificava com o ideário da UDN, o partido que junto com os militares,conspirou para a deposição do presidente Joao Goulart.
- Com os avanços dessa área, com o desenvolvimento atual das telecomunicações, com a tecnologia dos anos 80, as novas possibilidades de impressão e de registro audiovisual, ocorreram em escala mundial e afetaram a coleta de