ApII Cultura Brasileira
Vargas, através do Estado novo ,desencadeou-se uma onda de modernização.
Assim industrializando a cultura. A imprensa,Rádio,Cinema marcando o cenário cultural brasileiro e na década seguinte a inserção da televisão sendo o Rádio e o cinema um meio de comunicação de grande alcance e pontecialidades.
Através da modernização a população se preocuparia em se adaptar aos meios de consumo e modernidades.principalmente via cinema e musica.
Foi criadas algumas manifestações culturais como futebol,samba, carnaval tendo neste período de Vargas grande desenvolvimento.atendendo a finalidade de mercado e ideológicas e caracterizando como importantes cultura de massa ocorrendo até hoje.
A imprensa surge no meio de muita censura na década do século XX com circulação restrita, atuando nas áreas da cultura e da politica nas capitais e grandes cidades.Sendo a imprensa no campo cultural importante estabelecendo critérios para critica cultural distribuindo informações através da agenda cultural.
Assim os políticos usavam a cultura para expressar valores e ideologia por eles definidos, controlando a comunicação e cultural,com objetivo de atuação como aparelhos Ideológicos do esta do.no final em 1945, foi criada a cultura em massa com investimentos estatais e privados e operação por empresas familiares,em meios de censuras de manifestações críticas em relação á ideologia do Estado ou seus projetos.
Ou seja
Vargas usava a cultura para fazer propaganda do estado novo e do populismo, politizando a cultura para expressar valores e ideologia por eles definidos Os valores da cultura se confrontavam com as novidades do mundo moderno.