Segurança a da informação
Após o crescimento do uso de sistemas de informação, comércio eletrônico e tecnologia digital as empresas se viram obrigadas a pensar na segurança de suas informações para evitar ameaças e golpes. Assim, a segurança da informação surgiu para reduzir possíveis ataques aos sistemas empresariais e domésticos. Resumindo, a segurança da informação é uma maneira de proteger os sistemas de informação contra diversos ataques, ou seja, mantendo documentações e arquivos.
Desenvolvimento
Princípios Básicos da Segurança da Informação
Disponibilidade
É a garantia de que os sistemas e as informações de um computador estarão disponíveis quando necessário. confidenciabilidade É a capacidade de controlar quem vê as informações e sob quais condições. Assegurar que a informação só será acessível por pessoas explicitamente autorizadas.
Autenticidade
Permite a verificação da identidade de uma pessoa ou agente externo de um sistema. É a confirmação exata de uma informação.
Integridade
Princípio em que as informações e dados serão guardados em sua forma original evitando possíveis alterações realizadas por terceiros.
Auditoria
É a possibilidade de rastrear os diversos passos que o processo realizou ou que uma informação foi submetida, identificando os participantes, locais e horários de cada etapa. Exame do histórico dos eventos dentro de um sistema para determinar quando e onde ocorreu violação de segurança.
Privacidade
Capacidade de controlar quem viu certas informações e quem realizou determinado processo para saber quem participou, o local e o horário.
Legalidade
É a garantia de legalidade de uma informação de acordo com a legislação vigente.
Não Repúdio
Não há como "dizer não" sobre um sistema que foi alterado ou sobre um dado recebido.
Ameaças
Uma ameaça acontece quando há uma ação sobre uma pessoa ou sobre um processo utilizando uma determinada fraqueza e causa um problema ou consequência. Sendo assim, são caracterizados como divulgação ruim,