A pre-escola na educação infantil: um paradigma de seu significado e objetivo
A presente monografia é o resultado de uma inquietação que se fez presente no meu cotidiano docente desde o inicio do ano letivo, pois nunca havia lecionado nem trabalhado com crianças na faixa-etária de pré-escola, procurava encontrar na pesquisa fundamentação teórica para meus anseios e duvidas. Por isso o titulo A pré-escola na Educação Infantil. “Um paradigma de seu significado e objetivos.”
A Pré-Escola, é de suma e vital importância para a democratização da educação brasileira e na construção da cidadania, tornando-se imprescindível nossa preocupação em conceber uma pré-escola de qualidade, que como nos mostram Abramany e Kramer (1987), deve transcender as concepções tradicionais e assistencialistas de depósito de crianças, de panacéia para carências infantis ou do enganador avanço da pré-escola com objetivos em se mesma. Portanto é pensando em sua função social e pedagógica, que procuramos mostrar nossos estudos, na tentativa de contribuirmos para resgatar a pré-escola como um espaço privilegiado de construção do conhecimento.
A pré-escola surgiu como uma instituição urbana e típica das sociedades industriais, não foi criada para fins educativos e sim assistencialistas. É reflexo do contexto histórico que estava par se formar na Inglaterra.
A História da Educação revela que os valores assumidos por um determinado grupo ou sociedade numa determinada época dependem do desenvolvimento de uma complexa rede de eventos sociais, políticos e econômicos. Tais valores muitas vezes não são explícitos claramente, evidenciam-se ou podem ser delineados através de uma análise de metas, objetivos e propostas educacionais. Assim, conceitos relativos à função, posição e sentido do homem no mundo, bem como crenças, suposições e expectativas que devem respeitar a educação das crianças, refletem-se no conjunto de medidas citadas na tarefa pedagógica colocada em pratica num dado contexto social.
Dentro dessa óptica, precisamos nos delinear sobre a realidade da