Roma
A Itália é uma península que avança pelo Mar Mediterrâneo. A leste é banhada pelo Mar Adriático e a oeste pelo Mar Tirreno. Por volta do 2º milênio a.C.,o centro da Península Itálica foi sendo ocupado por povos originários da Europa Central:os italiotas (sabinos,latinos,volscos).Na mesma época,os etruscos -originários provavelmente da Ásia – fixaram-se ao norte.Eles migraram ao sul e dominaram a região dos italiotas,dando origem à cidade de Roma e ao período monárquico. A origem de Roma é relatada numa lenda do poeta romano Virgílio. Rômulo e Remo teriam fundado Roma. Eles eram netos do rei Numitor, de Alba Longa, cidade da região do Lácio. O rei foi destronado por seu irmão Américo. O usurpador ordenou que Rômulo e Remo, recém nascidos fossem colocados dentro de um cesto e lançados nas águas do rio Tigre. Os dois teriam sido recolhidos e amamentados por uma loba. Posteriormente, um pastor chamado Fáustolo encontrou as duas crianças e cuidou de sua guarda e educação. Segundo a lenda, Rômulo teria matado o irmão na disputa pelo território romano. A história romana divide-se em três períodos:
Realeza ou Monarquia: (753 a 509 a.C.) período marcado pela influência dos etruscos e gregos. A sociedade era dividida em vários grupos: patrícios (grandes proprietários de terras), plebeus (comerciantes,artesãos,camponeses), clientes (plebeu que presta serviços),escravos (pessoas escravizadas).O poder político dos patrícios cresceu no período monárquico:deram um golpe de Estado e tomaram o poder.O último rei,Tarquínio,é expulso da cidade pela ação de patrícios e plebeus.Inicia-se a República.
República: (509 a 27 a.C.) Roma torna-se uma das maiores civilizações do mundo antigo,pois expandiu seu território desenvolvendo instituições sociais e econômicas como: Os Tribunos da Plebe (magistrados com poderes especiais),A Lei das Doze Tábuas (leis escritas),Eleições dos magistrados (podiam engrossar no senado).
Império: (27 a.C. a 476 d.C.)