A articulação das palavras no sentido de priorizar a boa pronúncia da linguagem
Reginaldo Sales Costa*
1 INTRODUÇÃO
A linguagem é um meio eficaz e trata de uma estratégia bastante eficiente para angariar o maior número de vitórias possíveis nesses dias tão competitivos. Neste sentido, não há como separar a argumentação da linguagem. É através da utilização de uma linguagem adequada que o poder de argumentação vai se tornando cada vez mais fluente. Argumentar significa fazer brilhar, isto é, gerenciar informações para convencer o outro, no plano das idéias e persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer algo que queremos que seja feito. Para tanto, outro elo se estabelece: boa argumentação e boa comunicação, e a articulação das palavras por sua vez tem o poder de priorizar a boa pronúncia da linguagem, e isso gera vários benefícios tais como: utilizar a linguagem para uma eficiente comunicação interna e externa à empresa; fornecer recursos da linguagem oral e escrita que possam facilitar a produção de textos claros, objetivos e coesos segundo a norma padrão da Língua Portuguesa, favorecendo a eficiência e desenvoltura; desenvolver a capacidade de leitura, de percepção de inadequações e de correção de textos próprios e dos outros, visando à clareza, objetividade e persuasão; possibilitar a adequação da linguagem aos diversos tipos de interlocutores e hierarquias: superiores, clientes, funcionários e outros.
2 COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E PENSAMENTO
A linguagem desempenha um papel fundamental na organização perceptual, na duração da atenção, na estruturação da informação, na aquisição e desenvolvimento de conceito e resolução de problemas.
____________________.
* Licenciado em Letras – Português/Inglês (UEMA) e especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEMA). A comunicação e a linguagem estão no centro de