Tcc fernanda
FERNANDA APARECIDA DE LIMA PINTO RU: 571755
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PAULÍNIA
2012
Tema: “Psicomotricidade na Educação Infantil”.
Problema: Qual é a contribuição do professor para distúrbios de aprendizagem nas dificuldades motoras das crianças em idade pré-escolar?
Objetivo Geral: Ter como objetivo pesquisar sobre o desenvolvimento psicomotor e as contribuições do professor para distúrbios psicomotores.
Objetivos Específicos:
- Realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema psicomotricidade;
- Refletir sobre a importância do trabalho de psicomotricidade especialmente para crianças da Educação Infantil;
- Apresentar alguns dos distúrbios de aprendizagem mais comuns, decorrentes de distúrbios psicomotores.
Justificativa:
A presente pesquisa visa apresentar um trabalho a respeito da psicomotricidade na Educação Infantil. A psicomotricidade em si possui um papel importante na educação das crianças, ela contribui para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora no processo de aprendizagem, é também um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização contribuindo para uma consciência corporal e de movimento. Por este motivo o trabalho psicomotor é um fator que contribui com o desenvolvimento, pois as crianças estão em contato com ele desde que nascem, onde adquirem cada vez mais controle sobre o seu próprio corpo e se apropriam das possibilidades de interação com o mundo o qual estão inseridas. São inúmeras as possibilidades de movimento (engatinhar, caminhar, manusear objetos, saltar, correr, brincar sozinha ou em grupo) que uma criança pode experimentar, possibilita uma linguagem que a permite agir sobre o meio físico e atuar sobre este de maneira significativa. As pessoas engajadas na Educação Infantil perceberam: “a