A metodologia da inflação
Nesta parte, descrevem-se os métodos de cálculo dos índices produzidos através do Sistema Nacional de Índices de Preços ao
Consumidor - Snipc, isto é, o conjunto de operações através das quais são agregadas as informações individuais do Sistema que resultam nos índices regionais e nacional.
Partindo-se dos preços coletados mensalmente, obtêm-se, no primeiro processo-síntese, as estimativas dos movimentos de preços referentes a cada produto pesquisado. Estes resultados são agregados por uma fórmula elementar de cálculo e geram a estimativa para variação de preços de cada subitem. As estimativas dos subitens, por sua vez, por outro processo agregativo, produzem os índices referentes a itens, que, por fim, geram os índices mensais das áreas de abrangência da pesquisa e nacional de cada população-objetivo. O ponto de partida para o cálculo mensal dos índices é a formação do relativo de preços referente a dois meses consecutivos – respectivamente, mês de referência da pesquisa e mês anterior. Para cada produto, o preço e/ou a mensagem de campo em relação a cada estabelecimento.
Rt−1,t é a medida da variação de preços do produto j entre os meses t-1 (mês anterior) e t (mês corrente); j Pt é o preço médio do produto j no mês t; j Pt−1 é o preço médio do produto j no mês t-1; j L pt , é o preço do produto j, no local L , no mês t; j,L pt−1 é o preço do produto j, no local L, no mês t-1; nt é o número de locais que compõem a amostra do produto t (mês corrente); e nt−1 é o número de locais que compõem a amostra do produto no mês t-1 (mês anterior)
A fórmula (IV), que constitui um relativo de preços médios, foi adotada a partir de junho de 198010. Essa passagem expressa a evolução natural na fase de consolidação do Sistema e tem respaldo na literatura e prática internacionais, com a vantagem de ser consistente com as séries históricas de preços médios11.
e) Telefone fixo
A estimativa para a variação de preços deste