Composto de marketing
Há muitas maneiras possíveis de satisfazer as necessidades dos consumidores-alvo. Um produto pode ter muitas características diferentes. Os níveis de serviço ao consumidor, antes e após a venda, podem ser ajustados. A embalagem, a marca e a garantia podem ser mudadas. Diversos veículos de propaganda – jornais, revistas, Tv a cabo, Internet – podem ser usados. A própria força de vendas da empresa ou outros especialistas em vendas podem ser usados. O preço pode ser mudado, descontos podem se dados e assim por diante.
É útil reduzir todas as variáveis do composto de marketing para quatro básicas:
• Produto. • Ponto-de-venda (distribuição). • Promoção. • Preço.
O consumidor deve ser alvo de todos os esforços de marketing.
Produto – bem ou serviço destinado às necessidades do mercado alvo
A área do produto está preocupada com o desenvolvimento do “produto” certo para o mercado-alvo. Essa oferta pode envolver um bem físico, um serviço ou uma mistura de ambos. Tenha em mente que o produto não se limita a “bens físicos”. Por exemplo, o produto de um partido político é o conjunto de propostas que ele trabalhará para realizar. O importante é lembrar que seu bem e/ou serviço deverá satisfazer algumas das necessidades dos consumidores.
Decisões da área do produto, marca, embalagem e garantias, o desenvolvimento e a administração de novos produtos e linhas completas de produtos.
Ponto-de-venda – atingindo o alvo
O ponto-de-venda está preocupado com todas as decisões envolvidas em levar o produto “certo” para o ponto-de-venda do mercado-alvo. Um produto não é muito bom para um consumidor se não estiver disponível quando e onde ele deseja.
Um produto chega ao consumidor através de um canal de distribuição. Um canal de distribuição é qualquer conjunto de empresas (ou indivíduos) que participam do fluxo dos produtos do produtor ao consumidor ou usuário final.
Às vezes, um sistema de canal é bem