Problemas ecológicos nordeste
O Nordeste é uma região que costuma ser vista como “região-problema”, uma região atrasada e pobre, mas nem tudo isso é verdade. O Nordeste também possui áreas industrializadas, metrópoles e áreas modernas, possui uma música rica, danças variadas e belas paisagens.
O clima do nordeste é muito quente e suas temperaturas são elevadas. Isso é uma grande preocupação para a população, pois traz um problema ambiental chamado “seca”, que leva a destruição do meio ambiente. As secas ocorrem desde o século XVI, e desde a época imperial o Governo adota uma política de combate aos efeitos da seca, construindo Açudes para represar os rios e assim conseguir reservatórios de água para tornar perenes os rios temporários.
Na região nordeste também há as queimadas e desmatamento. São as duas maiores causas de alterações ambientais freqüentes nos municípios do País, segundo seus gestores. Em 2002, o assoreamento de corpos d'água, que contribui com o transbordamento de rios nas enchentes, tinha sido o impacto ambiental freqüente mais citado pelos gestores municipais. O governo vem através de campanhas publicitárias fazer com que a população pare de desmatar as florestas, e multando pessoas que fazem porte ilegal de madeira.
Outro problema ambiental frequente é a poluição do ar causado pelo intenso processo de urbanização e industrialização. Isso tem colocado em risco a qualidade de vida dos habitantes das áreas urbanas. O aumento da frota de veículos, associados a fatores meteorológicos como a temperatura do ar, pressão e umidade, têm contribuído para com a concentração de poluentes em suspensão na atmosfera, gerando um clima urbano poluído e propício a desencadear diversos tipos de doenças aos habitantes dos grandes centros urbanos. Existem inúmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema, dentre elas:
• Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.
• Incentivar o uso de tecnologias