Termoeletrica
ENGENHARIA ELÉTRICA
Introdução
Com o avanço da tecnologia em todos os setores de produção, os sistemas de controladores e automação tornaram-se indispensáveis na área agroindustrial, que obriga a buscar a utilização de tecnologias de ponta para uma melhoria na produção.
Sabendo que algumas plantas possuem características especificas para seu desenvolvimento natural como temperaturas, luminosidades, irrigações adequadas, onde as condições climáticas influenciam diretamente em seu desenvolvimento. Este projeto destaca a criação de um sistema de controle em que será integrado numa estufa com atuadores, micro controlador, software e sensores de temperatura, luminosidade, umidade. Onde o software será a interface entre homem e máquina, gerando gráficos, relatórios e alarmes, para que o usuário supervisione e gerencie suas condições em tempo real, como mostra a Figura 1 abaixo:
Com captação dos dados fornecidos pelos sensores colocados em uma estufa. Estes dados serão enviados para um micro controlador que fará o seu processo e análise. Com isso, é possível controlar dispositivos elétricos, tais como: a porta de entrada, exaustores, ventiladores, lâmpadas, moto-bombas, fertirrigação e retro lavagem de sistemas.
Justificativa
Como que diferentes tipos de culturas requerem diferentes condições climáticas, a utilização de estufa na agricultura se justifica devido aos períodos climáticos adversos que prejudicam consideravelmente as plantações, gerando prejuízos a agricultores. Considerando este ponto, o uso de sistemas de supervisão e controle na automação de sistemas de produção de mudas estará protegido de fatores diversos: calor, baixa umidade do ar, frio, temporais, entre outros. Essa proteção resulta no aumento da produtividade, no melhor desenvolvimento do plantio, na possibilidade de colheitas processos e no melhor controle sobre doenças e pragas,