O composto de marketing
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade (LAS CASAS, 2004).
O conceito mais básico do Marketing é o das necessidades humanas, que resultam de situação de privação. Entre essas necessidades estão: necessidades físicas básicas de alimentação vestuário, abrigo e segurança; necessidades sociais de bens e afeto; e necessidades individuais de conhecimento e alta expressão. Elas não foram inventadas pelos profissionais de Marketing, são elementos básicos da condição humana. (KOTLER; ARMSTRONG, 2004).
Marketing é troca ou transferência entre duas ou mais partes de algo que possuem. Neste sentido, o marketing existe desde quando as pessoas começaram a procurar e oferecer coisas aos outros na expectativa de receber algo em contrapartida, melhorando a existência de ambos. (URDAN; URDAN, 2009).
Kotler e Armstrong (2004) definem marketing como um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio de criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros. Para explicar mais detalhado o conceito existem termos muito importantes como: necessidade, desejos e demandas.
Para Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativamente’.
A American Marketing Association (AMA) oferece a seguinte definição: o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a