A Mente Respeitadora
A mente respeitadora tem menos a ver com a cognição no sentido comum, e mais tem a ver como nos relacionamos com os outros seres humanos. A mente Respeitosa é fácil de explicar, mas, difícil de alcançar.
A Mente Respeitosa começa com o reconhecimento de que as pessoas são muito diferentes umas das outras, temos aparências diferentes, acreditamos em coisas diferentes, temos gostos diferentes e assim por diante. Tomando a diversidade como um fato da vida, quando pessoas são diferentes de nós, podemos matá-los ou eles podem nos matar também, e podemos tolerá-los, o que é melhor que a intolerância, mas a mente respeitosa tenta entender as outras pessoas, tenta trabalhar com elas e tenta tirar algo positivo das diferenças humanas. Desde a infância, as crianças sabem dizer se seu ambiente é respeitoso, como seus pais, crianças, empregados e professores tratam um ao outro. O Respeito é bem evidente e fácil de ver, mas não é fácil de alcançar num mundo caracterizado pelo desrespeito, vemos hoje em vários programas de televisão vário exemplos de desrespeito, como pessoas humilhando outras e sem tentar um entendimento.
Há vários indicadores para identificarmos um ambiente de falso respeito ou “Pseudo-respeito”, por exemplo: Quando você é gentil com pessoas que têm mais poder, mas é desagradável para as pessoas que tem menos poder, quando conta piadas a custas de grupos, quando respeita outras pessoas, no entanto tem uma série de condições para tal, e essa pessoa não se enquadra nesses “critérios”, você não a respeita. Isso não significa que devemos respeitar Adolf Hitler, significa que devemos dar uma segunda chance as pessoas. Há diversas maneiras de promover o respeito onde ele não existe, maneiras políticas como comissões para a paz e a reconciliação que tentam juntar grupos que estejam em conflito, usando a música, a arte no atletismo, como times de países diferentes cooperando e vez de brigando.
Temos em nosso país uma vantagem sobre a