Análise do Teletandem
Resenha dos textos de Maria Luisa Vassallo e João A. Telles – Teletandem Camila de Cássia Araújo – 11/07/2014
Teletandem: Análise desse Método de Ensino
O artigo de Maria Luisa Vassallo e João A. Telles estuda como o Teletandem age e influencia os alunos a desenvolver proficiência em outros idiomas, ressaltando os principais motivos que esse método contribui no aprendizado e como ele se adaptou nos dias atuais com o advento da tecnologia e de suas formas para facilitar a aquisição de conhecimento em línguas estrangeiras.
O Teletangem surgiu na Alemanha no final dos anos sessenta, se espalhando ao redor do mundo, até concluir seu formato atual na Espanha, sendo usado em universidades, cursos de idiomas e escolas. O motivo da popularidade desse método de aprendizado é a flexibilidade e facilidade que os alunos conseguem ter ao usá-lo, pois consiste em colocar duas pessoas de nacionalidades diferentes conversando por vídeos chats, com o objetivo de aprender o idioma do parceiro por meio de troca de exercícios de gramática e diálogos sobre cultura e interesses pessoais.
Os vídeos chats são flexíveis, pois são os estudantes que escolhem o que, como e quando estudar, uma vez que as aulas podem ser agendadas da preferência dos alunos, se adaptando aos horários disponíveis para ambos, sem interferir em suas rotinas diárias, sendo que em uma dessas aulas, um dos alunos fica exclusivamente na função de ser um especialista na linguagem que tem experiência, corrigindo os erros do seu parceiro, porém, na outra parte do chat, cabe a ele a função de um estudante de determinada língua, tentando expandir seu conhecimento ao escutar e falar o idioma do parceiro.
Os autores ressaltam as inúmeras peculiaridades do Tandem, entre elas a oportunidade de sociabilidade e individualização, a responsabilidade que o aluno toma em relação a seu parceiro e o desafio da posição do professor no processo de aprendizagem.