Sermão de st antonio aos peixes
Exórdio - Vós, disse Cristo, aos Homens enquanto pregadores do bem e repudiadores do mal, para estarem alerta à nobreza do Sol e à pureza da Lua. O sol com toda a sua grandeza põe-se e deixa a lua brilhar. Todavia, a Terra está invadida de dureza, desassossego e dissemelhança. A que se deve o facto de este povo estar tão extraviado? Ou é porque o Sol não brilha ou porque a Lua se não deixa brilhar. Ou é porque o Sol não brilha, e os pregadores teimam em não aproveitar o bom que o dia proporciona, ou é porque a Lua se não deixa brilhar e os pregadores perdem-se nos vícios de uma noite. Ou é porque o Sol não brilha, e ao invés de aproveitarem a claridade para servir a Deus, utilizam-na para satisfazer suas idiossincrasias, ou é porque a Lua se não deixa brilhar, e os Homens repugnam a vigília como método de chegar a Deus. Ou é porque o Sol não brilha, e torna-se presunçoso aquele que brilha pelo Sol, ou é porque a Lua se não deixa brilhar, tomando-se uma lua nova, esperançosa por um novo recomeço. Sóis vós o futuro deste mundo? Pois bem, educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Sabeis, amigos metamórficos, vos sóis distinguidos entre o mundo dos Homens, como uns privilegiados perante um mundo em mudança. Mas as virtudes só existem em relação a falhas. Meu Deus, ajudai-me a entender este Homem moderno, dono do seu próprio umbigo, em que um fraco rei faz fraca a forte gente!
Exposição – Meu querido Deus, como me parece inútil falar para os Homens que só se ouvem a eles próprios, irei dirigir-me aos animais que sofrem metamorfose, que ouvem mas não falam.
Todos vós sóis animais incompreendidos da natureza, sofrem uma transição corporal inacreditável. Fiqueis já a saber que sóis um exemplo para o mundo terreno, pois sóis adaptáveis, não sóis preguiçosos. Tendes uma força interior capaz de mover montanhas.
Sóis um ideal de civismo. Reconheceis que sois diferentes, e mesmo