A Manipulação é em Massa
Por certo, consideram-se as falhas políticas que acarretam sérios problemas sociais e, neste caso específico, a insuficiente educação. Falta tudo! A ausência de investimento na classe mais importante de um país – os educadores – é a falha mais evidente. Concomitantemente não há infra-estrutura para uma boa educação. Sem essa base no ensino, como pode um país ter uma sociedade capaz e consciente? Uma sociedade que pensa e avalia a informação que recebe?
A verdade é que os políticos acionaram o automático, entram na roda governamental e são apenas mais um para sustentar. É imperceptível a vontade factual de mudar a realidade do hoje e nem do amanhã. Nem é preciso iniciar a listagem daquilo que deve mudar, mas para exemplificar podem ser citados os altos impostos, a já citada educação, a saúde e por aí vai. Tudo é uma grande vergonha. Uma grande confraternização entre amigos que enchem seus cofres pessoais sem importarem-se realmente com o bem comum.
Sem educação e o mínimo de dignidade cria-se um povo que somente concorda com aquilo que jornalões e revistões publicam. Muitos não possuem discernimento para avaliar, outros não querem, pelos motivos já citados. Acaba por ser confortável a situação social àqueles que disso se beneficiam. Enquanto o povão continuar na ignorância, a classe média não vai interferir, sente-se fraca. E a classe alta? Essa não pensa mesmo em