estequeometria
Reações químicas com estequiometria
Amargosa – Ba
2013
Kayalla Marielly Silva Gilo
Reações químicas com estequiometria
Relatório apresentado ao componente curricular Química Geral II, como requisito de nota parcial do semestre. Sobre orientação do Prof. Amenson Gomes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB do Centro de Formação de Professores-CFP.
Amargosa-Ba
10/03/2014
1- Objetivo Geral
Observar as reações químicas, balancear e fazer o calculo estequiométrico de massa com 100% de rendimento.
2 - Introdução
O calculo estequiométrico é amplamente utilizado para se obter quantidades de reagentes e produtos de uma reação. Estes seguem algumas Leis, tais como a Lei de Prost ( das proporções definidas) que diz que em uma reação química existem proporções definidas para os reagentes e os produtos e a Lei de Lavoisier ( da conservação das massas) que consiste em dizer que em uma reação química não se forma matéria e nem se destrói matéria, ela apenas se transforma.
A estequiometria é o calculo utilizado para medir a quantidade de reagentes e produtos nas reações químicas. Para fazer um calculo estequiométrico é necessário saber calcular a massa atômica de cada um dos elementos envolvidos na reação, no entanto a grande questão do calculo é saber interpretar o enunciado da questão e calcular o que se pede. O calculo estequiométrico usa a regra de três simples, são utilizados os seguintes passos para a estequiometria: fazer o balanceamento da equação, fazer a contagem de mol, interpretar o que se pede na questão, relacionar as grandezas e por fim aplicar a regra de três simples.
3 - Parte experimental
Materiais
Vidraria
14 tubos de ensaio
Virdo de relógio
Proveta graduada
Béquer
Acessórios