A Lógica da Escrita E A Organização Da Sociedade por Jack Goody
Matr.: 14213150318
Disciplina: Oficina de Texto em Segurança Pública I
Polo: Resende
AD1
1ª Parte:
1- Conhecendo o passado
Imaginemos o mundo hoje sem a escrita, o que conseguiríamos difundir? Como seria a nossa comunicação? Penaríamos como os homens das cavernas? Desenhando o seu cotidiano nas paredes, temos que tirar o chapéu para esses grandes pensadores que facilitaram as nossas vidas com a invenção da escrita, elaborando e desenvolvendo a milênios, até chegar no estilo que utilizamos hoje, e com ela a necessidade de desenvolver um aparato para traçar as palavras e um local para gravá-las, estou me referindo ao formão e a argila, ao carvão e ao papiro e ao lápis e ao papel, essa maravilha nos auxilia no registro de nossas memórias, nas informações e comunicações, que avanços teríamos se não houvesse a escrita?.
2- Evolução permanente Realmente a nossa escrita encontra-se em sistemáticas evoluções, de acordo com os hábitos e costumes, de diferentes nações, há pouco tempo o Brasil sofreu uma mudança na gramática, polemizada pelos escritores que já acostumados com as regras anteriores, abençoada pelos demais mortais por se tratar de uma considerável facilidade em escrever pela nova regra. Relato também a nova forma de escrever, que está sendo muito utilizado pelos internautas, e entre sites de relacionamentos, de certo facilita a compreensão com mais rapidez as formas abreviadas das palavras, mas não é o correto a se fazer, por se tratar de um vício linguístico, a norma culta brasileira faz repudiar tal forma de escrever, para que as pessoas não criem hábitos de escreverem errado, pois pra você dominar a escrita, o treinamento é escrever.
3- A importância da fala, escrita e leitura Podemos afirmar que desde eras passadas que os homens sentem a necessidade de infinita de comunicar-se, é um processo muito antigo na história da humanidade, obtendo inúmeras transformações ao longo de milênios até chegar no estilo que