11449 14323 1 PB
Equipe: Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e PósGraduação em Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. (Via Atlântica:
Perspectivas Fraternas na Educação de Jovens e Adultos entre Brasil e Moçambique). PROCESSO 491342/2005-5 – Ed. 472005 Cham.
1/Chamada. APOIO FINANCEIRO: CNPq e UNESCO
Jack Goody
Resenha do livro The Logic of Writing and the Organization of
Society de Jack Goody
Sempre atual: a lógica da escrita
Por Patrícia Claudia da Costa Fridman
Publicado originalmente pela Cambridge University Press, no final da década de 80, The Logic of Writing and the Organization of Society tornou-se um clássico dos estudos sobre o desenvolvimento da escrita e seus impactos, numa perspectiva antropológica.
Fruto das preocupações de Jack Goody, que desde cedo teve seu interesse voltado para a abordagem comparativa da cultura escrita, mais especificamente, para as dimensões históricas da comparação. É possível que a experiência de ter-se encontrado sem nenhum livro quando era prisioneiro de guerra, primeiro no Oriente Médio e depois na Itália, foi de crucial importância no seu interesse pela cultura escrita, ou seja, nas mudanças ocorridas nas formas de comunicação e o que elas significaram para as populações por ele estudadas.
Doutor em Antropologia, em 1919, pela Cambridge University — instituição que o tornou professor honorário em 1954 — Goody estudou as sociedades do norte de Gana, nos anos 50 e 60. Deste estudo decorre A lógica da escrita e a organização da sociedade.
Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa”
Sítio Oficial: www.acoalfaplp.net
108
Nesta obra, Goody defende a tese de que a introdução da escrita nas sociedades humanas provocou grandes mudanças nas suas estruturas. Para firmar tal posição, o autor