A língua Inglesa e suas dificuldades no ensino
Hoje, a língua inglesa esta sem dúvidas presente no dia a dia dos Brasileiros, não estamos mais sendo dominado essencialmente pela força armada, mas pela língua. A importação de palavras estrangeiras atende a uma necessidade simbólica de identificação com uma sociedade de grande poder político e econômico.
Com a modernidade, podemos notar o crescimento no interesse de fluxos culturais, mostrando que esse pode anular todas as fronteiras geográficas e raciais, e unir a espécie humana. Para isso é necessários que haja comunicação entre pessoas de diversos países, sendo necessário um idioma que atue como um elemento de ligação, nesse caso a língua inglesa.
A língua inglesa é de grande relevância no mundo globalizado e a está presente como disciplina no currículo escolar, porém é possível notar no Brasil o déficit da aprendizagem da língua estrangeira no nível superior, esse déficit é levado para a educação básica, considerando que quem ensina os alunos da educação básica são esses profissionais que saem das universidades. Mas quais são fatores que levam essa problemática? São muitos os obstáculos podem impossibilitar uma boa aprendizagem para alunos de faculdades e universidades.
Se começarmos observando o perfil do acadêmico em sala de aula dos alunos brasileiros que chegam ao ensino de nível superior, notamos que ainda reflete a demanda reprimida que durante alguns anos o Brasil não foi capaz de atender. O estudante universitário é mais velho, e por questões de ordem socioeconômica, a maioria deles primeiro trabalha para depois ingressar no ensino superior. A falta de tempo para a prática das atividades também é um fator prejudicial, para muitos o desempenho de atividades profissionais e familiares ocupa o tempo que seria necessário para os estudos. Outro motivo relevante que dificulta a aprendizagem de uma língua estrangeira é a base educacional em língua inglesa dos alunos, que em alguns casos foi deficiente.