exercicio de balanço sucessivo
Muitas vezes se confunde as funções de empreendedor e administrador, apesar dos dois serem peças fundamentais na engrenagem dos negócios, é preciso diferenciar suas funções e suas características.
A característica principal de cada um é: o empreendedor faz o negócio nascer e o administrador faz o negócio crescer.
Empreendedorismo é conseguir identificar novas oportunidades de negócio, é o processo de transformar algo abstrato (a ideia) em algo concreto (o negócio).
Administração é um conjunto de ações que tem a função de organizar os fatores de produção e controlar sua eficiência, com o objetivo de atingir o resultado. O administrador é mais técnico que o empreendedor.
As principais funções do administrador hoje são: conhecer os problemas, criar objetivos e atingi-los, tomar decisões, liderar sua equipe, cuidar dos recursos financeiros e das pessoas.
O administrador tem uma visão mais ampla da organização, ele sabe como planejar e organizar, aprende também como resolver os problemas.
Já o empreendedor se concentra mais nas oportunidades que o mercado oferece, em inovar e ser criativo, trabalha identificando algo prático e transforma em oportunidade de negócio, resumindo, vive o presente de olho no futuro.
Os administradores, de sucesso, em geral, apresentam características como pessoalidade, bom uso do relacionamento interpessoal, com foco nas organizações e ações conjuntas, além da utilização da estrutura hierárquica.
Empreendedores de sucesso, por outro lado, são visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar ao máximo as oportunidades. Eles são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem. São independentes e proativos, com muita capacidade de planejamento, liderança e organização. São bem relacionados, possuem conhecimento, assumem risco calculado, além de criar valor para a sociedade.
Depois de tal raciocínio pode-se claramente ver que o administrador necessita