A língua de sinais
CURSO PEDAGOGIA
ERIKA DUARTE GONÇALVES.
EXERCÍCIOS DE LIBRAS.
*A LÍNGUA DE SINAIS
1-A língua de sinais é universal?
R- A pesar da crença popular, a língua de sinais não é universal. Onde tem comunidades de surdos se desenvolve uma língua de sinais e como passa com as línguas orais, variam dependendo da região em que se está não se baseiam na língua que se fala no país de origem. A língua dos surdos não pode ser universal. O quê é universal é o impulso dos indivíduos para a comunicação.
2- A língua de sinais é artificial?
R- A língua de sinais dos surdos é natural, pois evolui como parte de um grupo cultural. Consideram-se artificiais línguas construídas por um grupo de indivíduos com algum propósito específico exemplo: gestuno( língua de sinais) e o esperanto( língua oral)
.3-A língua de sinais tem gramática?
R- Sim, O reconhecimento linguístico tem marcas nos estudos descritivos do linguista americano William Stokoe em 1960. A partir da década de 1970 conduziram estudos mais aprofundados da ASL, dando a língua de sinais o reconhecimento gramatical de uma língua.
4- A língua dos surdos é mímica?
R- Não, está implícito nessa pergunta um preconceito muito grave, sobre a legitimidade linguística da língua de sinais e na capacidade de comunicação dos surdos.
5-É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais?
R- Sim, a pressuposição de que não se consegue expressar ideias ou conceitos abstratos esta firmado na crença de que a língua de sinais é limitada e não passa de um código primitivo. Com a língua de sinais e possível expressar sentimentos, emoções e quaisquer ideias ou conceitos abstratos sem perda nenhuma de conteúdo.
6-É uma língua exclusivamente icônica?
R-Não, A uma tendência em pensar assim, e essa visão relaciona-se com o fato de que a língua de sinais é uma língua de espaço visual.
7-A língua de sinais é um código secreto do surdo?
R- Não, Apesar dos surdos terem sido