A Luta Pelo Direito
Rudolf Von Ihering, jurista alemão, defensor do positivismo que influenciou o pensamento de vários juristas em diversos países. É o autor do livro “A luta pelo Direito”, publicado em 1872.
Trata-se de uma leitura muito importante para os que usam direito com o objetivo de paz e a luta para consegui-la.
O autor nos traz de inicio a idéia principal, de que devemos lutar por nossos direitos, e através deste livro ainda nos instrui e educa, ou seja, mostra-nos a realidade que vem com toda liberdade humana, por cada direito obtido teve que ser derramado muito sangue.
Portanto sempre seremos responsáveis pelo nosso direito e ele sempre terá origem na luta, pois mesmo o sistema de justiça mais reforçado resiste por muito tempo a um sistema jurídico imperfeito e acaba esgotado.
Direito é a obra do trabalho humano, e uma obra que exige esforços e lutas constantes com muitos obstáculos de espécie diversa, mas não seria somente a luta com ignorância e com inexperiência que tem que se considerar.
A essência do Direito está na ação, pois não basta só querer, a ação é fundamental, do que nos adianta tantas leis se falta nos homens sentimento de justiça; assim sendo esta obra nos faz acreditar que para termos um mundo mais justo e digno perante a justiça teremos que lutar.
A finalidade do Direito é favorável em termos sociais da ordem jurídica e a sua evolução, podendo tornar-se o apoio do Estado de Direito. Com esse objetivo podemos dividir esta finalidade em dois grupos: o do Direito objetivo, como normas impostas pelo Estado e o Direito subjetivo; com a capacidade atribuída ao cidadão de exigir do Estado o cumprimento e efetivação da norma jurídica objetiva.
No entanto, o autor nos adverte que não adianta tantas doutrinas, códigos e outros instrumentos jurídicos se os interessados não os conhecerem ou não reclamarem pelos seus direitos.
Como já citado, para cada direito obtido houve luta, como por exemplo: a da abolição da escravatura, a liberdade da