A Linguagem e a comunica o entre as pessoas
Comunicação é o intercâmbio de informações entre duas ou mais pessoas e constitui um aspecto fundamental na vida de todos. Quase se poderia dizer que as pessoas vivem na medida que se comunicam umas com as outras. Desde que nasce, a criança se comunica com a mãe e sua mãe com ela. A comunicação pode ser feita através de diversas formas: através do tato, através do olhar, através de expressões faciais ou movimentos do corpo, ou da voz.
Além disso , a comunicação abrange numerosas facetas da vida do ser humano e uma interação adequada com as outras, e forma as bases do desenvolvimento e do crescimento das pessoas. Mas, a linguagem não é necessariamente oral .
Existem linguagens constituídas por gestos, como a linguagem de sinais das pessoas surdas, ou linguagens constituídas por símbolos psicográficos, como aqueles que utilizam as pessoas com graves alterações motoras. Entretanto, parece evidente que a linguagem humana é por excelência a linguagem oral, isto é, aquela formada por uma série de símbolos que emitimos verbalmente.
Análise interpretativa do texto lido
Esopo- A melhor e a pior coisa do mundo
“ A maior das virtudes pode ser também o pior dos vícios…”
As línguas de Esopo”, é hoje usada para indicar algo que pode ser analisado com conclusões antagônicas, isto, é, alguma coisa pode ser tomada sob dois aspectos opostos, dando margem ao louvor e à crítica. As fábulas de Esopo são exemplificadas pela ação dos animais , de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas. Quando compunha seu escritos, Esopo partia da cultura popular, dando vida a seus personagens que falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens.
A intenção de
Esopo, em suas fábulas, era mostrar como seres humanos podiam agir, para o bem ou para o mal. Devemos, portanto, fazer bom uso das palavras, afim de compartilhar coisas boas e de não fazer o mal ao próximo.