Li O 1 L Ngua Portuguesa
Quem não se comunica, se trumbica!
Lingua(gem) e comunicação nas práticas socioculturais* Sóstenes Lima**
Pra começo de conversa
Os ditados populares têm uma função muito importante na nossa cultura: servem para enfatizar e transmitir de geração a geração verdades simples, mas fundamentais para nossa vida em sociedade. É claro que não podemos dar crédito a todos os ditos populares. Mas, todos eles sempre têm algo (pode não ser muita coisa) a nos ensinar ou alertar.
O ditado que dá título à nossa primeira aula deve ser levado a sério, porque carrega uma verdade comprovada tanto pelas nossas experiências cotidianas, quanto pelas ciências que se interessam pela comunicação e linguagem. Quem não se comunica, realmente se trumbica! De fato, parece não haver dúvida de que o sucesso de nossas ações depende da existência e qualidade da nossa comunicação. Sem comunicação é praticamente impossível chegar a algum lugar, conseguir alguma coisa, realizar alguma tarefa, enfim, viver em sociedade. Daí a importância de refletirmos um pouco sobre papel da comunicação em nossas vidas.
Escolhemos esse como o tema da nossa primeira aula porque estamos cientes do quanto você está interessado em sucesso profissional, algo que só se conquista com uma boa comunicação. Então, convidamos você a percorrer junto conosco os caminhos da comunicação em Língua Portuguesa, acumulando recursos que vão ajudar você a evitar descaminhos e insucessos na vida profissional.
Vamos, então, ao primeiro trecho da nossa jornada: uma reflexão sobre o papel da comunicação nas nossas experiências cotidianas.
Tome nota
A comunicação é um processo de interação que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre um locutor e um interlocutor, usando-se alguma linguagem, num dado contexto, para realizar alguma ação.
Você sabia?
O ditado popular “Quem não se comunica, se trumbica!” é uma das grandes frases de efeito (e de sabedoria) de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o famoso