A linguagem tem poder
Quando falamos de linguagem nos vem à mente diversos conceitos, linguagem nada mais é que a capacidade que os seres humanos têm de expressar sentimentos, ideias, opiniões e pensamentos, através da comunicação que ocorre entre pessoas. Temos a Linguagem Verbal que se faz por uso das palavras para comunicar algo, e Não Verbal que usa figuras, placas, sinais de trânsito, expressão corporal, expressão facial e gestos, também para comunicar uma mensagem. Diante disto podemos entender que a linguagem exerce grandes poderes na vida dos seres humanos.
Podemos analisar que a linguagem pode ter uma função benéfica, pois as palavras bem colocadas e perfeitamente mansas podem trazer compreensão, auxiliar, esclarecer, confortar, ensinar, produzir relações saudáveis, de solidariedade, compreensão, sinceridade.
A linguagem venenosa ela possui um sentido depreciativo, negativista e destrutivo. Esse tipo de linguagem se dá através de fofocas, murmurações, calúnias boatos, mentiras, palavrões, ela tem o poder de destruição imensa e não traz nenhuma contribuição para a evolução do homem.
Portanto ao expressar ou fazer a leitura de qualquer tipo de linguagem, devemos ter o cuidado de não fazer dela venenosa onde os efeitos serão devastadores. As nossas escolhas pode indicar tanto o bem quanto o mal, o justo ou injusto, verdade ou mentira, construir ou destruir, animar ou desanimar, surpreender ou frustrar, criar um clima saudável ou doentio, valorizar a vida ou a morte. Devemos refletir qual o modelo de linguagem queremos seguir, temos o poder e a capacidade de no ato de comunicação escolher a direção de nossas ações.