A linguagem tem o poder de comunicar
Considerando a LINGUAGEM VERBAL e a LINGUAGEM NÃO VERBAL, esclareça com suas palavras como o profissional de segurança pública utiliza essas formas de comunicação dentro da rotina policial militar.
A linguagem é uma capacidade que nos permite expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos, exercendo comunicação. Já dizia o saudoso Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica!!!. A linguagem pode ser verbal ou não verbal.
Linguagem verbal: é aquela utilizada pela fala ou escrita. É através das palavras que é feita a comunicação. E dentro da linguagem verbal podem ser formais ou informais.
Linguagem não verbal: é aquela utilizada por sinais, cores, símbolos, etc. Não usando as palavras para a comunicação.
É através dos nossos equipamentos, viaturas caracterizadas, fardamentos específicos, que nos caracterizam como representantes do governo, agentes de segurança pública. Em ocorrências as sirenes das viaturas e os intermitentes ligados, informam as pessoas no transito, nas ruas, através da linguagem não verbal, que estamos em atendimento de ocorrência. São através de gestos, apitos, sinalizadores, que fazemos o transito fluir, na direção correta, os informando do perigo. A linguagem verbal é utilizada a fala e escrita para se comunicar com as pessoas, orienta-las, solucionar as ocorrências, aplicar a leis penais através de procedimentos nas delegacias. E é claro que existem ocasiões onde deve-se observar a utilização da linguagem verbal formal, em audiências criminais nos fóruns, e informal de acordo com o ouvinte, que as vezes podem ser adolescentes, idosos, pessoas sem formação educacional, deficientes auditivos. Então para que haja um entendimento, uma comunicação tem que ser observado o local, o receptor, a ocasião, para que seja feita a