A linguagem do cinema na educação infantil
PROFESSOR: Carlos Alberto da Silva Nascimento COMPONENTE CURRICULAR: Historia - Fundamentos e Metodologia
PERÍODO: 4º ANO: 2013 SEMESTRES: 1º
Aluna:
A linguagem cinematográfica no espaço escolar
O Cinema é um meio de comunicação que tem poder criativo, de curiosidade e pesquisa científica, pois além de divertir e entreter influencia no modo como enxergarmos o mundo. A relação entre cinema e educação, principalmente a educação escolar, faz parte da própria história do cinema e pode transformar-se numa proposta educativa, ao termos a oportunidade de focar aspectos históricos, literários e cinematográficos, de forma separada ou em conjunto.
A televisão, o cinema e o vídeo - os meios de comunicação audiovisuais - desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.
Por isso, levar a mídia cinematográfica até as escolas é de grande relevância, além de ser um desafio para nós professores que poderemos intervir de forma positiva na interpretação das imagens veiculadas pelos meios de comunicação, fazendo com que o aluno seja um espectador mais crítico e exigente a respeito do que a mídia produz.
O cinema, como proposta educativa, pode trazer vários benefícios para os educandos, quanto para o professor em seu desenvolvimento profissional. Podemos destacar alguns destes benefícios, tais como: aproximar os conteúdos escolares do aluno por ser um recurso lúdico dando-lhe uma visão mais ampla de mundo; desenvolver a imaginação; abrir espaço para debates e comparações com o que foi dito em aula; facilitar a compreensão de temáticas que por vezes podem ser bastante complicadas de se trabalhar em sala de aula. Sem dúvida, o cinema ajudará