A liderança s
Existem várias definições para o termo Liderança. Dentre muitas, pode ser citada a definição que interpreta Liderança como um fenômeno de influência interpessoal que exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos (Fachada, 1988). Já de acordo com outra teoria de, Liderança seria o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa data situação (Blanchard, 2007). Recentemente a Liderança foi descrita como um fator interpessoal de influência, isto é, surge como uma competência em transformar o conhecimento em ação, resultando em índice desejado de desempenho. A liderança seria um processo continuo de escolhas que permitiria à organização atingir os objetivos, num ambiente interno e externo hostil e em constante mutação (Sampaio, 2004).
Além das definições expostas acima, muitas outras que não foram citadas podem ser encontradas, mas a verdade é que apesar desse assunto vir sendo constantemente estudado e difundido, ainda não foi possível uma definição completa dessa palavra.
Pode-se dizer que liderança é o processo de conduzir e influenciar pessoas, motivando-as assim a gerarem resultados, ou seja, liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos (Maximiano, 2000).
O homem que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações, (Prentice, 1961 apud Maximiano, 2000).
O líder não é necessariamente um chefe, mas sim aquele capaz de influenciar e alcançar resultados da equipe com suas orientações e estímulos. Lembrando que é importante que o gerente seja um líder, para que, principalmente em áreas estratégicas de uma companhia consiga ser um motivador e não aja de forma assertiva o que, o pode coibir sua equipe em suas idéias,