A Liderança nos Projetos Organizacionais
As intensas mudanças nas organizações estão relacionadas pela busca de novas competências através do refinamento em termos de conhecimento e capacidade organizacional. Visto que as empresas necessitam construir e manter o corpo funcional motivado e produtivo, a fim de atrair e reter talentos.
Na literatura existem diferentes classificações a respeito do tema liderança, porém a abordagem contingencial ou situacional parte da premissa que não existe um tipo de liderança que seja eficaz continuamente.
A abordagem da teoria situacional, preconizada por Hersey e Blanchard (apud STONER; FREEMAN, 1999), afirma que o estilo mais eficaz de liderança varia de acordo com a maturidade dos subordinados, definida como o desejo de realização, disposição para aceitar responsabilidade. Considera-se que os objetivos e o conhecimento dos empregados são variáveis importantes na determinação de um estilo eficaz de liderança.
A liderança é o processo de influenciar e apoiar outras pessoas para que elas trabalhem da forma desejada, de modo que a organização alcance os resultados esperados.
Segundo MAXIMIANO (2002), liderança é a capacidade pessoal de aglutinar e influenciar pessoas para a realização de objetivos. É uma das atribuições dos gerentes nas organizações formais, uma atribuição complexa, que envolve inúmeras tarefas e habilidades. Liderar significa obter efeitos ou resultados por meio da mobilização de pessoas.
O papel da liderança é fundamental para articulação dos recursos, sejam eles materiais, financeiros ou humanos. No que tange a dimensão humana, o papel da liderança proporciona aos empregados motivação, identificação com a organização, e consciência de suas metas e objetivos. O PMI elenca enumera os papéis que o líder do projeto tem: obter, gerenciar e usar os recursos (inclui máquinas, ferramentas, instalações) à disposição de projetos; controlar trabalho; implementar métodos e normas; realizar atividades planejadas