metodos de custeio
MÉTODOS DE CUSTEIO
03 de Julho de 2014
Russas-CEDEFINIÇÃO
São formas, utilizadas pelas empresas para agregarem ao preço de venda os seus custos de fabricação. Tais métodos têm como objetivo principal a separação de custos fixos e custos variáveis e definir qual seu valor dentro do preço de venda do produto.
MÉTODO DE ABSORÇÃO Este método é o tradicional, utilizado pelas empresas do mundo todo. É o método que quando ao custear os produtos fabricados, pela empresa, são atribuídos a esses produtos os custos fixo ou variável, direto como mão de obra e outros ou indireto como manutenção, planejamento, controle de qualidades.
Para Sato (2008), tal sistema de custeio atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade aceitos no Brasil. Portanto a empresas que não adotar esse tipo deverá obrigatoriamente no final do ano em exercício fazer ajustes para o enquadramento fiscal.
MÉTODO DIRETO OU VARIÁVEL
Neste método é apropriado aos produtos e serviços apenas os gastos variáveis. É considerado o melhor para decisões gerenciais, pois tem o maior controle sobre os gastos fixos, pois se mantém isolados dos custos das vendas. Porém não é aceito pela legislação.
Segundo Martins (2001), este método fere os princípios contábeis, principalmente o da Competência e a Confrontação. Segundo estes, devemos apropriar as receitas e delas deduzir todos os sacrifícios envolvidos em sua obtenção. Por essa razão, não seria correto jogar todos os custos fixos nas vendas de hoje, se parte dos produtos feitos só venderá amanhã.
MÉTODO INTEGRAL
Conforme Padoveze (2000,p.242), é um prolongamento do custeio por absorção. Neste caso, as despesas com vendas e administração também são alocados aos produtos. MÉTODO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
Neste método é aplicado a técnicas de rateio, que distribui as despesas comerciais e administrativas da empresa, jogando-a no custo dos produtos. Não deixa de ser um método de custeamento por absorção que procura