A lenda do minotauro
Na mitologia grega, o terrível monstro com corpo de homem e cabeça de bicho vivia preso num labirinto gigante, construído por Dédalo a mando de Minos, rei da ilha de Creta. Dentro do labirinto, carne humana era a dieta do Minotauro. Ele não saía de lá para comer. Eram, a cada sete anos oferecidos moças virgens e rapazes virgens em sacrifio a ele. Pasífae, mulher de Minos, e um touro branco são os pais do Minotauro. Teseu foi o herói de Atenas que consegui matar o Minotauro dentro do labirinto de Creta.
A expressão 'fio de Ariadne' na mitologia grega significa uma solução: um fio que, desenovelado, mostraria como sair do labirinto.
Yara - a rainha das águas
Yara, a jovem Tupi, era a mais formosa mulher das tribos que habitavam ao longo do rio Amazonas. Por sua doçura, todos os animais e as plantas a amavam. Mantinha-se, entretanto, indiferente aos muitos admiradores da tribo. Numa tarde de verão, mesmo após o Sol se pôr, Yara permanecia no banho, quando foi surpreendida por um grupo de homens estranhos. Sem condições de fugir, a jovem foi agarrada e amordaçada. Acabou por desmaiar, sendo, mesmo assim, violentada e atirada ao rio. O espírito das águas transformou o corpo de Yara num ser duplo. Continuaria humana da cintura para cima, tornando-se peixe no restante. Yara passou a ser uma sereia, cujo canto atrai os homens de maneira irresistível. Ao verem a linda criatura, eles se aproximam dela, que os abraça e os arrasta às profundezas, de onde nunca mais