Lenda minotauro
Na mitologia grega, o terrível monstro com corpo de homem e cabeça de bicho vivia preso num labirinto gigante, construído por Dédalo a mando de Minos, rei da ilha de Creta.
Dentro do labirinto, carne humana era a dieta do Minotauro. Ele não saía de lá para comer.
Eram, a cada sete anos oferecidos moças virgens e rapazes virgens em sacrifio a ele.
Pasífae, mulher de Minos, e um touro branco são os pais do Minotauro.
Teseu foi o herói de Atenas que consegui matar o Minotauro dentro do labirinto de Creta.
A expressão 'fio de Ariadne' na mitologia grega significa uma solução: um fio que, desenovelado, mostraria como sair do labirinto.
2. O que foi a colonização grega Antiguidade?
Colonização e movimento de populações sempre foram característicasda vida helênica. A grande expansão para fora do Egeu deu-se do século VIII a.C. ao VI a.C., ressaltando que os antigos gregos sempre se movimentaram em torno da área do Mediterrâneo, fundando ou participando de novos povoados permanentes – não apenas do século VIII a.C. ao VI a.C.
São diversas as causas que deram origem a este movimento colonial. Uma das mais importantes foi, segundo as fontes textuais, a falta de terra. Quisse, por vezes, concluir dessa explicação, que a Grécia do primeiro milênio era superpovoada. Nem a tradição, nem as descobertas arqueológicas permitem crer que as cidades gregas tenham tido no século IX a.C. ou no VIII a.C. uma população muito numerosa, dados os recursos do seu território. Mesmo as mais povoadas eram nessa época apenas pequenas cidades rodeadas de uma população rural pouco densa. E deve-se notar que várias dentre elas – Mileto ou Calcis, por exemplo – são o centro de regiões férteis onde podia subsistir, em Época Clássica e até em Época Romana, isto é, na altura em que a expansão colonizadora na Grécia deixara de se realizar havia muitos séculos, uma população certamente mais densa