romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que se inicio na Europa no final do século XVIII e se espalhou pelo mundo ate o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
O romantismo e a arte do sonho e fantasia, e suas características principais são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.
Nenhum movimento literário-artístico foi tão rebelde e revolucionário como o romantismo, em que a regra maior é a inspiração individual. O Romantismo surge com o liberalismo, filosofia que promove o eu individual, divulgada pela Revolução Francesa, cujos ideais eram: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Idepedência do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista. Características do Romantismo
São características do Romantismo: Religiosidade, predomínio da emoção, individualismo, subjetivismo, natureza sentimentalismo,idealização de tudo a sua volta,liberdade de criação e de expressão, condorerismo, nacionalismo, historicismo, medievalismo, tradições populares, pessimismo, critica social. Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas.
*Individualismo e subjetivismo
Individualismo: Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.·.
Subjetivismo: no romantismo, o poeta quer retratar em sua obra uma realidade interior e parcial. Trata os assuntos de uma forma pessoal, com suas opiniões e sentimentos, algo