Narradores de javé
1 – O Filme retrata a história de um vilarejo chamado Javé, situado no sertão Baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina Hidrelétrica.
2 – O que se afirma e que o importante é provar para todos que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e , por causa disso decidem escrever os feitos da História de Javé.
3 – O lugar criado pelo enredo do filme desenham em uma tela a realidade brasileira em um único cenário: O Sertão Nordestino. De Javé a Guassussê, um povo inteiro foi desalojado pelas águas do açude. Óros despossuídos de sua terra. Seus traços culturais e suas tradições correram riscos de desaparecer. A Guassussê que existe hoje é a nova Guassussê. A anterior foi coberta pelas águas. A construção da barragem de Óros quase gerou o afogamento da comunidade.
A nova Guassussê, vivem desde 1992 cerca de 3500 pessoas.
4 – O progresso trouxe ao sertão a modernidade que acabou sendo destruído pela hidrelétrica, foi-se embora a memória, a cultura, o local e os antepassados.
5 – Uma triste história de um povo sem cultura perante a escrita, mas de uma imaginação fértil capaz de superar todos os obstáculos e dar a volta por cima para construir em conjunto a própria história que desapareceu como palavras ao vento.
6 – O filme tem como tema principal a narração, tendo como alicerce as pluralidades orais das personagens. Mostra um Brasil de todos os brasileiros dando voz as etnias, religiões, e classes excluídas.... e que todos nós somos narradores de uma história sem fim.
7 - O enredo do filme não se reduz a proposta de que o atraso sucumbiu ao progresso de que os moradores renunciaram á sua condição de sujeitos históricos.
8 – A idéia central do filme fala sobre Memória, História e Exclusão.
Conclusão Pessoal
Para os personagens do filme a importância de resgatar sua história e não deixar para trás seu passado e suas lembranças.