Escola - comunidade - esporte
Nos últimos anos, alguns avanços foram alcançados no Brasil na área de educação, como por exemplo, a universalização do ensino fundamental.
Os dados oficiais indicam diminuição nos índices de analfabetismo e aumento no número de pessoas que concluem o ensino fundamental e médio.
No entanto, não basta garantir o direito de todos à escola. É preciso assegurar também as condições para que todas as crianças possam permanecer na escola e progredir em seus estudos, garantindo-lhes uma educação de qualidade.
Para ir além do que já foi conquistado com a universalização do ensino fundamental é preciso que todos se mobilizem: governos, educadores, funcionários, alunos, familiares e organizações da sociedade.
Somente com a mobilização de todos os setores da sociedade será possível assegurar um ensino público e gratuito, de qualidade e acessível a todos.
É preciso reconhecer a importância de uma participação maior e mais efetiva da comunidade no cotidiano escolar.
A participação da comunidade na escola está prevista na Constituição Federal de 1988.
O Estatuto da Criança e do Adolescente também estabelece que a educação deve ser incentivada e promovida com a colaboração da sociedade.
O projeto que será apresentado, não possui apenas uma característica local e sim, nacional. Todos 27 estados, mais o Distrito Federal devem adotá-lo, pois os benefícios que ele pode trazer tanto para escola quanto para sociedade, são grandes e duradouros, além do que, o projeto poderá realmente surtir efeito para todas as camadas de nosso país!
Nos próximos quatro anos o Brasil será anfitrião dos dois maiores eventos esportivos mundiais. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O país se prepara para ambos, no caso da Copa, muitos estados estão juntando esforços para conseguir deixar tudo pronto até lá -12 estados da federação receberão os jogos. Bilhões de reais em investimento