A Leitura Nos Anos Iniciais
Todo ser humano que sabe ler tem seu vocabulário enriquecido, obtém conhecimento, dinamiza o raciocínio e a interpretação.
A leitura tem o poder de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. (BARROS, s/d).
A leitura permite as pessoas se comunicarem, aprender e desenvolver. Através dela conseguimos desenvolver o senso crítico, nos tornando pessoas atuantes na sociedade.(BARROS, s/d).
Sendo assim conseguimos fazer com que uma criança saia de sua realidade, permitindo que ela imagine estar em uma floresta encantada, ou até imaginar se um astronauta, são algumas magias que a leitura nos permite, despertando sentimentos e emoções.(BARROS, s/d).
A leitura nos anos iniciais em uma escola é vista como uma obrigação para avaliar os alunos, sendo que ao contrário disso devemos incentivá-los de modo que tomem gosto pela leitura.(OLIVEIRA; QUEIROZ, 2009).
“[...] Entendemos que o ensino de leitura deve ir além do ato além do ato monótono que é aplicado em muitas escolas, de forma mecânica e muitas vezes descontextualizado, mas umprocesso que deve contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes, capazes de interpretar a realidade, bem como participar ativamente da sociedade. (OLIVEIRA; QUEIROZ, 2009, p. 2).
É papel do professor ajudar para que seus alunos apreciem a leitura, e é através dos anos iniciais que isso acontece, juntamente com a descoberta de várias e novas habilidades intelectuais. (OLIVEIRA; QUEIROZ, 2009).
De acordo com Jussara Barros (s/d), graduada em pedagogia, Revista Brasil Escola existem várias maneiras de fazer com que o aluno crie o hábito de ler, e o importante é dentro de uma sala de aula onde o professor faça com que a leitura seja um momento prazeroso junto aos alunos, onde deverá, ao ler uma história, saber interpretá-la para que estes alunos possam imaginar-se dentro dela.
A leitura é uma importante ferramenta na construção do conhecimento, para isso